segunda-feira, 31 de maio de 2010

O ex-deputado, o vereador e a próstata.

O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer).

A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma).
*FONTE: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?63

Acredito que a maioria dos baianos, principalmente de Salvador e Região Metropolitana, devem lembrar-se do folclórico Sargento Isidório, da cidade de Candeias, aquele mesmo que “encampou uma luta” pela redução do preço do GLP (gás de cozinha) na região. Aquele gesto de desfilar para cima e para baixo com o “botijão de gás” as costas lhe rendeu uma vaga de deputado estadual na Assembléia Legislativa da Bahia.

Na época, o já deputado Sargento Isidório conseguiu ser notícia nacional ao afirmar no plenário da Assembléia Legislativa que o exame de próstata era doloroso.

Recentemente, em uma seção da nossa câmara de vereadores de Simões Filho o vereador Jailson, primeiro secretário da mesa diretora, na tentativa de encaminhar uma proposta ficou embaraçado ao tentar explicar o que era exame da próstata, e disse: “Aquele exame que todos conhecem.”

A bem da verdade, a proposta do nobre vereador é pertinente, pois o mesmo, quero acreditar, estaria propondo do poder Executivo que promovesse exames urológicos gratuitos para pessoas de baixa renda para detecção precoce de alterações da próstata.

Entendo que não só o ex-deputado Sargento Isidório, como o nosso nobre vereador, entre outros deveriam antes de encaminhar qualquer proposta publicamente ter conhecimento daquilo que está propondo para evitar vexames e falta de credibilidade daqueles que os assistem ou escutam.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Professor Cristiano1 de junho de 2010 às 15:37

    Desculpando o trocadilho infame, mas, posso "colocar um dedo"... de prosa... nessa história??? (risos) Brincadeira a parte, o assunto é muito sério. Divulgação e informação é muito importante na luta contra esta e outras doenças. Só existe um tipo de câncer que não se cura se não tomam-se providências a tempo: O CÂNCER DA IGNORÂNCIA. Muitas vidas são perdidas por puro preconceito e machismo. Louvável a menção do vereador, apesar do embaraço hilário que o mesmo passou na bancada popular.

    ResponderExcluir