segunda-feira, 17 de maio de 2010

Poderes em harmonia e independentes.

A sociedade que pretende viver em uma democracia plena, precisa está com suas instituições fortalecidas, com a imprensa sem sofrer intervenções, e que seu povo possa exercer a cidadania livremente. Os poderes constituídos – executivo, legislativo e judiciário – vivendo harmoniosamente entre si, porém, com suas autonomias respeitadas. A Câmara Municipal é Órgão Legislativo do Município e se compõe de Vereadores eleitos de acordo com a legislação vigente. A Câmara tem funções legislativas, atribuições para fiscalizar e assessorar o Executivo, competência para organizar e dirigir os seus serviços internos, elaborar leis sobre todas as matérias de competência do Município, respeitadas as reservas constitucionais do Estado e União.

Não é bom para o povo quando existe unanimidade em uma Câmara de Vereadores, pois não existe o contraditório e, conseqüentemente, o debate fica esvaziado e desta maneira o poder executivo dita as normas por entender que não haverá oposição as suas idéias. Partindo desse ponto de vista, faz-se necessário que o povo que deu o aval aos vereadores para representá-lo através do voto, pressione-os para que os mesmos cumpram os seus deveres legislativos.

Será que os nossos nobres vereadores da câmara de nossa querida Simões Filho estão respeitando estes princípios constitucionais?

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Professor Cristiano18 de maio de 2010 às 23:51

    Com a palavra nossos nobres vereadores... será isso a expressão "unânime" da verdade???

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Louro Assis, tenha certeza que quando as divergencias surgirem nós iremos nos posicionar sempre ao lado do povo. Entendo que esta calmaria nos assusta, mas estamos atento e aprendendo. obrigado pela sua visão dos fatos.

    ResponderExcluir