quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Você sabe o que é GLAUCOMA?

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do Nervo Óptico, responsável por transmitir a imagem que captamos para o cérebro. A causa mais comum para a doença é o aumento da pressão intra-ocular causada pelo acúmulo do humor aquoso, um líquido que circula no interior do olho.

Pressão intra-ocular elevada não é, necessariamente, sintoma de glaucoma. Algumas pessoas com pressão do olho alta nunca demonstrarão lesão por glaucoma, enquanto alguns portadores da doença podem apresentar a pressão intra-ocular normal nos exames de rotina. Somente o oftalmologista poderá diagnosticar a doença.

O diagnóstico do glaucoma é feito através de exames oftalmológicos, entre eles a Tonometria (que mede a pressão intra-ocular), o Fundo de Olho (que avalia se existe lesão no nervo óptico) e Campo Visual (para avaliar se há perda do campo visual, ou seja, da área que podemos visualizar com os olhos fixos em determinado ponto).

Qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma, entretanto, algumas têm mais riscos, entre elas as: maiores de 60 anos, com histórico familiar, que tenham feito uso prolongado de determinados medicamentos como os corticóides e que sejam portadoras de outras doenças como diabetes, hipertensão e miopia.

Sintomas

Pessoas portadoras de glaucoma podem sentir alguns incômodos como a necessidade de trocar os óculos com freqüência, perda da visão lateral, visão embaçada, dor de cabeça ou nos olhos muito intensa. Entretanto, na maioria das vezes o glaucoma não causa sintomas, e a doença só é diagnosticada quando os danos causados por ela são irreversíveis. Por isso, a consulta periódica ao oftalmologista é tão importante.

Tratamento

O glaucoma não tem cura e exige tratamento para o resto da vida. Mas a boa notícia é que, na maioria dos casos, ele pode ser controlado mediante tratamento apropriado. O tratamento da doença pode ser clínico – com a utilização de medicamentos que controlam a pressão intra-ocular – ou cirúrgico, para os casos que não respondem aos medicamentos. Se não for tratado, o glaucoma pode levar à perda parcial ou total e irreversível da visão.

Lembre-se de que o controle do glaucoma depende de você. Tratado da forma correta, os riscos de perda da visão serão bem menores.
Se você é portador de glaucoma, fique atento a algumas dicas que o ajudarão a conviver melhor com a doença:

• Use o medicamento de acordo com as instruções do médico;
• Nunca interrompa o uso dos medicamentos sem indicação do médico, mesmo que a pressão intra-ocular esteja controlada;
• Nunca use outro medicamento o colírio sem autorização médica;
• Informe seu oftalmologista se está usando outros medicamentos, especialmente aqueles comprados sem receita;
• Se consultar outro médico, não deixe de informá-lo de que está sendo tratado de glaucoma.

Fontes: Instituto Benjamin Constant e Conselho Brasileiro de Oftalmologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário