quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Educação: Responsabilidade de todos.

Começarei aqui, reafirmando que a educação é o alicerce que dá sustentação aos pilares do desenvolvimento de um país democrático, pois para o cidadão que não teve oportunidade de “alisar” o banco da ciência e, conseqüentemente, não se qualificar profissionalmente, as oportunidades para ele ficarão bastante difíceis, lhe restando apenas o “seja o que Deus quiser”.

Estamos sempre escutando através dos meios de comunicação, o clamor uníssono em todas as partes do Brasil pela melhoria da qualidade do ensino, principalmente o chamado ensino fundamental, que é a base de tudo.

Escutamos também que nos últimos anos houve avanços significativos no nosso sistema educacional. Ora! Disso nós não discordamos, mas entendemos que deverá ser olhado com bastante carinho para o ensino fundamental, porque o que adiantará esses avanços, se não for dada uma atenção maior ao ensino fundamental?

Para que estas melhorias aconteçam, é preciso que estejamos juntos participando dos debates com o objetivo de construirmos um país que seja melhor para todos.

Vamos nos reportar agora aos problemas do nosso município de Simões Filho. O colégio Georgina de Souza Simões está sendo reconstruído. Ótimo! Será que teria alguém que se posicionasse contra a melhoria daquele estabelecimento de ensino? Obviamente que não. Porém, pergunta-se: Na hora daquela decisão, quem foi ouvido? A comunidade? Os pais de alunos? O Sindicato que representa os professores? O Conselho de educação? ... Essas coisas precisam ser melhores esclarecidas e debatidas, pois sabemos que os alunos estão prejudicados, porque no nosso entendimento aulas em sistemas de rodízio traz prejuízos. E no final de ano? Como irão “passar” esses alunos (como se diz na gíria)? Por decreto? E lá na frente, como fica? E os alunos do último ano do ensino fundamental, como chegarão ao ensino médio?

É preciso que esses debates sejam bastante ampliados para que não venhamos reclamar dos prejuízos após os mesmo terem acontecidos.

*Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário