sexta-feira, 23 de abril de 2010

É preciso saber.

MINISTÉRIO DA SAÚDE INVESTE QUASE R$40 MILHÕES PARA O NOVO SERVIÇO DO SUS.

Os brasileiros com baixa visão ou cegueira vão contar com o novo serviço do Sistema Único de Saúde – SUS. O Ministério da Saúde liberou recursos para implementar as primeiras cinco unidades de reabilitação visual do País, que vão atender em média 7.500 pessoas por ano. Serão 75 unidades no País, distribuídas em todos os estados até 2011. Essas unidades terão o papel de acompanhar pessoas com deficiência visual para que ela desenvolva habilidades que auxiliem em suas atividades diárias. São hospitais, associações, institutos ou clínicas que já fornecem algum tipo de serviço em oftalmologia, mas receberão recursos para oferecer reabilitação visual.

O usuário será acompanhado por oftalmologistas, pedagogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e técnicos em orientação e mobilidade. O acompanhamento especializado também vai permitir adaptação delas aos recursos óticos fornecidos no SUS, como: óculos especiais, bengalas, lupas, sistemas telescópicos e próteses visuais.

A atenção especializada e integral a essas pessoas é uma novidade na rede pública de saúde. Com o novo serviço, um deficiente visual que é atendido em ambulatório de oftalmologia receberá diagnóstico de baixa visão ou cegueira e será orientado a unidade de reabilitação. As primeiras unidades localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro são: Irmandade da Santa Casa em São Paulo-SP, Instituto riopretense dos cegos trabalhadores em São José do Rio Preto-SP, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto-SP, Hospital de Divindolândia em São João da Boa Vista-SP, e Associação Fluminense de Amparo aos cegos de Niterói-RJ.

As outras unidades serão implantadas no País conforme adesão de Estados e Municípios que devem identificar na cidade as unidades capazes de fornecer o serviço e encaminhar processo de reabilitação do serviço ao Ministério da Saúde.
FONTE: Fundação Dorina Nowill para Cegos.

MINHA OPINIÃO

É bom salientar que este benefício recebido pelas pessoas portadoras de deficiência visual é fruto de muita luta das entidades que os representam. Isto serve de exemplo para todos os seguimentos da nossa sociedade.

Até breve!

Um comentário:

  1. Pois é companheiro, esse é o grande problema de nossa sociedade, querem que os beneficios cheguem sem luta!!!

    ResponderExcluir