terça-feira, 23 de março de 2010

Ficha Limpa.

Caros companheiros e companheiras

Quando um trabalhador brasileiro se candidata para uma vaga de emprego em determinada empresa, lhe é exigido uma série de documentos, inclusive atestado de bons antecedentes, além da pesquisa social.

Por que igual exigência não é feita também para os políticos que se candidatam a cargos eletivos? Estes também não são cidadãos iguais aqueles outros?

Por iniciativa da igreja católica, através da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – foi encaminhado para o Congresso Nacional um projeto de lei denominado “Projeto Ficha Limpa” de iniciativa popular contendo 1,3 milhão de assinaturas (1% do eleitorado brasileiro) obedecendo ao que determina a legislação em vigor. Até o momento o projeto encontra-se na câmara dos deputados sem se quer tenha sido objeto de discussão naquela casa.

A bancada baiana de Deputados Federais no Congresso Nacional é composta de 39 legisladores; infelizmente, até onde sabemos nenhum deles se pronunciou. Pergunto: Será que esses nobres parlamentares merecem dos baianos serem reconduzidos aquela casa nas próximas eleições?

É preciso que saibamos valorizar o nosso cartão de crédito da cidadania (título de eleitor) que é a única arma que temos para promover uma revolução pacífica.

As transformações que precisamos no nosso País estão em nossas mãos, só depende de nós. Pensem Nisso!

Até breve.

3 comentários:

  1. Realmente, esta é uma questão complexa. É verdade que até que se prove em contrário, todos são inocentes. Porém, vemos verdadeiros fascínoras e escroques se perpetuando no poder. O de mais triste em tudo é que não se pode mais atribuir a ditadura militar este estado de coisa. É O POVO QUEM ELEGE ESTA GENTE!!! Sim, o Brasil já mudou muito, temos hoje um governador na cadeia, as coisas já não são tão "laisse-faire" assim... mas... é necessária uma reforma política urgente no Brasil. Precisa-se rever todo o sistema de representação. É claro, necessita-se também de uma ampla "reforma de consciência" do nosso povo. Sem isso, nada resolverá este estado de coisas.

    ResponderExcluir
  2. Querido Louro Assis, fiquei feliz em ver esse brilhante comentário acerca da nossa comunidade política. Isso só aumenta nossa responsabilidade em se tratando dos nossos deveres cívicos.
    Parabéns pela clareza e discernimento, um abraço do amigo Alfredo Neto.

    ResponderExcluir
  3. Òtima matéria, pertinente discussão. Com o avanço do modelo democrático que preconizamos, a tendência é que as pessoas fiquem cada vez mais conscientes do seu papel na escolha de bons representantes polítcos e comecem a banir os "ficha suja" deste cenário. Demora, o processo e histórico, mas chegaremos lá.

    Abraços,
    Lara

    ResponderExcluir