quarta-feira, 27 de abril de 2011

Respeitando a norma culta

Genaro Oliveira, leitor, reacende a polêmica. Dilma Roussef é presidente ou presidenta? A própria prefere presidenta e dizem os estudiosos da gramática que os dois qualificativos estão corretos. Os defensores do presidenta apontam que o adjetivo foi legitimado na língua portuguesa pela Academia Brasileira de Letras, que o colocou no seu dicionário.

Mas a professora Miriam Rita Moro Mine, da Universidade Federal do Paraná, discorre sobre a existência de particípios como derivativos verbais para designar alguém com capacidade ou competência para exercer ação que expressa um verbo, derivativos aos quais há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente e inte, que formam substantivos ou adjetivos de dois gêneros.

Assim, presidente é derivativo verbal do verbo presidir. Então a pessoa que preside, é presidente, independente do sexo.
Se assimilado o termo presidenta, diz ela, seria possível constituir-se um texto assim:
A presidenta é uma mulher eleganta, e não uma estudanta ou uma adolescenta pouco pacienta, tanto que foi eleita representanta do povo brasileiro e está muito contenta por ser dirigenta política.

*Extraído do jornal A Tarde do dia 27/02/2011.

O texto acima me faz lembrar algumas entrevistas que escutei com o professor de português Tassy Vás, com a participação de ouvintes estudantes ligando para tirar algumas dúvidas, tais como: concordância verbal, emprego e/ou significado de algumas palavras, algumas expressões estrangeiras, entre outras perguntas. Em algumas respostas, o professor dizia que temos que respeitar a norma culta da língua portuguesa, e uma resposta que me chamou bastante atenção foi o professor responder que o melhor professor de português é a leitura de bons livros.

Levando-se em consideração que “nunca na história deste país” tivemos uma mulher ocupando um cargo tão importante como a Presidente Dilma Roussef, as pessoas para agradá-la, passaram a chamá-la de presidenta, que é como ela gosta de ser chamada.

Eu cá, de meu canto, com meus parcos conhecimentos, prefiro concordar com o texto do Jornal A Tarde e com o professor Vás.

Até breve.
*Digitado por Verônica Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário