quarta-feira, 6 de abril de 2011

A educação e o desenvolvimento.

A educação é o alicerce que dá sustentação aos pilares do desenvolvimento de um país democrático. No meu entendimento, o gestor que não tiver esse pensamento estará contribuindo para uma educação de má qualidade.

Recentemente, o Ministério de Educação e Cultura (MEC), acatando um parecer do Conselho Nacional de Educação baixou uma resolução determinou que alunos do ensino fundamental não deverão ser reprovados, o que consideramos um atraso no aprendizado de nossas crianças.

Abaixo descrevo trechos de um artigo de autoria do professor Jorge Portugal, publicado no Jornal A Tarde do dia 09 de novembro de 2010.

“(...) Sabendo-se que o nível de informação de um aluno do terceiro ano da rede pública é igual ao de um estudante da oitava série da rede particular.”

“Os governos estaduais – apoiados pelo governo federal – precisam correr. É preciso transformar discursos de palanque em práticas urgentes. Ainda não foi dada uma resposta à altura aos anseios e potencias de uma juventude que pode fazer toda a diferença em um país que começa a crescer 6% ao ano. Sem essa turma informada, qualificada e crítica, não há crescimento que se sustente. Vamos construir um ensino médio melhor. Ideais e experiência não faltam, podem crer.”

Como podemos observar, o alerta vem de um educador de nome bastante conhecido na área da educação baiana e também fora dela.

E nós, que estamos inseridos no contexto da chamada sociedade civil organizada vamos ficar de braços cruzados?

Até a próxima!
*Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário