quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pérolas na política.

POLÍTICA COM VATAPÁ: O Judas.

Com pouco estudo e língua solta, Daniel Gomes, ex-prefeito de Jussari e irmão do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes, marcou época na Assembléia pela tiradas hilárias.

Eleito deputado estadual em 1975 pelo velho MDB, partido que ajudou a fundar, teve três mandatos, dois outros pelo PMDB. O terceiro, em 1988. A Assembléia estava em ebulição. Era o ano da Constituinte Estadual, Daniel queria ser o 2°-secretário da mesa, cargo que cabia à oposição, pediu votos aos companheiros de partido, entre eles Antônio Honorato, que garantiu apoio.

Na hora em que anunciaram a chapa oficial, Honorato estava candidato. Daniel subiu na tribuna, abriu fogo:
- Honorato, você é um traidor escarrado e cuspido! Disse que votava em mim e agora é candidato! Aliás, eu caí porque fui besta. Eu sempre achei que você com essa barbicha se parece muito com o Judas Carioca!

Quis dizer Judas Iscariotes, o traidor de Jesus. Até Honorato riu, mas a paz só se restabeleceu quando Daniel levou o cargo.

*Extraído do Jornal A Tarde, do dia 07/08/2010.

Pérolas desta qualidade não acontecem somente na Bahia e no Nordeste. Citarei uma destas “belezas” acontecida em uma cidade do estado de São Paulo.

Campanha política, palanque armado na praça iluminada cheia de gente para o comício do candidato a prefeito. Entra em cena o dito cujo e ataca: “Boa noite meus ‘caro cidadão’. Se vocês me ‘elegerem’, vou construir as ‘igreja’”. Silêncio total na praça, olhares para um lado e para outro, e ele continua, vou construir as “escola e creche”. A platéia entrou empovorosa.

Um assessor vendo o vexame cochichou no ouvido do candidato: “Empregue o plural, empregue o plural, empregue o plural!” Aí, a emenda foi pior do que o soneto, porque o candidato atendendo aos apelos do assessor falou: “Se eu for eleito vou empregar o plural, o pai do plural, a mãe do plural, os ‘irmão’ do plural, e a família toda, pois eles ‘merece’”. Sabe o que aconteceu? A praça ficou vazia e o candidato falando apenas para os seus assessores.

Neste momento que estamos vivenciando uma campanha eleitoral para as eleições de 3 de outubro próximo, é bom citarmos estas pérolas para que nós eleitores estejamos sempre a refletir sobre a escolha de quem nós vamos creditar o nosso voto.

Até breve.
*Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário