quarta-feira, 21 de março de 2012

Que venham as mulheres.

“Mulher brasileira em primeiro lugar”, este é um trecho de uma canção interpretada pelo compositor e cantor Benito de Paula, homenageando as mulheres brasileiras, e por extensão as mulheres do mundo inteiro.

No dia 8 do mês em curso foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, o que faz sempre nos lembrar de 8 de março de 1857. Naquela data aconteceu um episódio nefasto onde morreram carbonizadas 129 mulheres tecelãs de uma fábrica nos Estados Unidos. O incêndio foi provocado pelos proprietários do estabelecimento industrial.

A atitude perniciosa dos patrões foi motivada pelo fato de que aquelas trabalhadoras estavam reivindicando melhorias salariais e melhores condições de trabalho. Esta atrocidade fez com que as mulheres do mundo inteiro se organizassem na luta pelos seus direitos e reunidas em uma conferência internacional na Dinamarca, em 8 de março de 1910, sendo instituído o dia internacional da mulher, que infelizmente só foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975.

Como pudemos observar, as lutas das mulheres até os dias de hoje sempre alcançaram as vitórias com muitos sacrifícios. No Brasil, só em 1932, as mulheres tiveram direito a votar, e nas eleições de 1933 foi eleita a primeira mulher para Câmara Federal, a paulista Carlota Pereira de Queiros. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte de 1934 a 1935. Em 2010, os brasileiros elegeram Dilma Rousseff a primeira mulher presidente da República, e na Bahia, Lídice da Mata a primeira senadora dos baianos. Isto ainda é muito pouco, basta pesquisarmos as casas legislativas pelo Brasil afora.

Muito embora os partidos políticos tenham que obedecer a cota de 30% para a participação das mulheres nas candidaturas, estas ainda participam muito pouco. Porque será? Precisamos ampliar este debate.

Em nossa cidade o radialista Jairo Mascarenhas da FM 87,9, no seu programa Bom Dia Simões Filho, vem sempre defendendo a participação das mulheres na política local. Vamos apoiar Jairo nesta “provocação”, pois já é chegada a hora de termos uma mulher no Poder Executivo e que seja instalada também a bancada do batom no poder legislativo, para fazer contraponto com o clube do Bolinha e acabar com o discurso fisiológico da unanimidade.

Até breve.

*Digitado por Verônica Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário