segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bravos brasileiros.

Brasil fica em 1° lugar no quadro de medalhas do PARAPAN

O desempenho dos atletas brasileiros no PARAPAN 2011, encerrado no dia 22 de novembro, em Guadalajara, no México, superou as expectativas de atletas e do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Com 81 medalhas de ouro, 61 de prata, e 55 de bronze, o País repetiu o 1° lugar no quadro geral de medalhas conquistado no Rio de Janeiro, há quatro anos, mas é a primeira vez que conquista uma competição multidesportiva fora do País.

A equipe deixou EUA e México como segundo e terceiro colocados, respectivamente. Além das medalhas, o Brasil ampliou o número de vagas nas próximas Paraolimpíadas em agosto de 2012, em Londres.

Com os recordes alcançados pelos atletas foram garantidas 104 vagas aos brasileiros. Para incentivar essa participação, o Comitê Paraolímpico firmou convênio e contrato com o governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação do time São Paulo Paraolímpico, projeto que contempla 25 dos melhores atletas com deficiência no Brasil, a fim de prepará-los para os jogos paraolímpicos de Londres. O convênio prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e cobertura de viagens em competições.

*FONTE: Fundação Dorina Nowill, através da Revista Veja Falada.

Este informe da Fundação Dorina nos remete a refletir sobre as bravuras destes brasileiros portadores de deficiência que demonstraram do que são capazes e que precisam tão somente de oportunidades.

Eu, com a minha perda total de visão, sinto-me feliz ao tomar conhecimento de feitos desta magnitude por entender que os maiores obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiência são os preconceitos da nossa sociedade.

Em Simões Filho, infelizmente não existe um programa oficial de incentivo que busque identificar aptidões entre as pessoas portadoras de deficiência residentes em nossa cidade.

Sabemos que existem verbas do governo federal para programas deste tipo, mas é necessário vontade política e projetos a serem encaminhados pelo governo municipal.

Até a próxima.
Desejo a todos uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário