segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saber: Dados do IBGE sobre deficiência.

Os novos dados do censo 2010, divulgados em novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 23,91% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Existem no Brasil 6.585.308 pessoas com deficiência visual. Deste total 582.624 pessoas possuem cegueira e 6.056.684 possuem baixa visão. Para o IBGE, outras 29.000.000 de pessoas que declararam possuir alguma dificuldade de enxergar também são contabilizados como pessoas com deficiência visual. Porém a definição de saúde determina dois grupos de deficiência: cegueira ou baixa visão. Portanto, a deficiência visual severa foi a que apresentou maior incidência. 3,5% declararam possuir grande dificuldade ou nenhuma capacidade de enxergar, sendo 1,5% em 2000.

A deficiência motora severa foi a segunda maior, apontada por 2,3% dos que declararam possuir alguma deficiência. Em 2000, o índice foi de 1,4%. O percentual de pessoas com deficiência auditiva severa aumentou de 0,6% para 1,1%. A deficiência intelectual foi a única que apresentou redução, passando de 1,7% da população em 2000, para 1,4% em 2010. Em um relatório lançado esse ano, a Organização Mundial da Saúde aponta que retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular relacionada a idade (DMRI) são as principais causas da cegueira na população adulta. Entre as crianças, as principais causas são retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.

Baseado nessas informações, recentemente o governo federal lançou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver Sem Limite). O programa reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. Com o Viver Sem limite, o governo pretende promover a inclusão social e autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.

*FONTE: Fundação Dorina, através da Revista Veja Falada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário