sábado, 24 de setembro de 2011

DESAFIOS E SUPERAÇÃO.

Quarta feira, 21 do mês em curso, foi comemorado o Dia Nacional de Luta das pessoas portadoras de deficiência. Em Simões Filho, a ADESF promoveu um seminário alusivo ao dia com o foco dirigido às pessoas portadoras de deficiência visual com o tema “Desafios e Superação”.

Fui convidado, juntamente com a companheira Zeni, pastora da Igreja Evangélica Nova Jerusalém, que também é cega, para falarmos aos presentes sobre as nossas experiências. Na nossa exposição, fizemos ver aos presentes que os principais desafios encontrados começam com os poderes públicos, que não cumprem as leis existentes. Em nossa cidade, entre tantas as dificuldades, a maior delas é a falta de acessibilidade nas calçadas, como também nos prédios públicos, que muito embora exista uma lei de nº 1098, de dezembro de 2000 (Lei da Acessibilidade), infelizmente a mesma é desrespeitada.

Fundamentados em dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, citamos algumas causas da cegueira, tais como: Glaucoma, catarata, retinopatia diabética, cegueira na infância, descolamento da retina e degeneração macular relacionada à idade. Chamamos atenção dos que nos escutavam de que a prevenção é muito importante, isto é, devemos ir ao oftalmologista pelo menos duas vezes por ano.

No nosso entendimento, a superação dos desafios consiste em mostrarmos à sociedade que a pessoa portadora de qualquer deficiência existe e que é capaz de dar sua parcela de contribuição para esta mesma sociedade, desde que as oportunidades lhe sejam dadas.

Por sabermos que a sociedade é bastante desinformada e omissa no que diz respeito principalmente a lidar com pessoas portadoras de deficiência visual, citamos alguns pontos dos quais escolhemos dois que listamos abaixo:

CEGOS NÃO SÃO SURDOS

Se a pessoa com deficiência visual estiver acompanhada, não se limite a falar apenas com seu companheiro, para se comunicar com ela. Dirija-se a ela, identifique-se e faça um contato físico: toque ligeiramente seu braço ou seu ombro, mostrando que está se dirigindo a ela. Também não é caso de falar aos berros. O fato de ela não retribuir seu olhar não significa que não possa manter uma conversação normal.

ADIVINHE QUEM SOU EU

O cego não precisa adivinhar quem estar falando com ele; sua memória auditiva é boa, mas é impossível se lembrar de todas as vozes. Você também não se lembra de todos os rostos a quem foi apresentado.

No Brasil, segundo dados do IBGE, existem dois milhões e setecentas mil pessoas com deficiência visual; entre estes, 160 mil são cegos, isto é, perda total da visão, e os demais são portadores de visão subnormal e baixa visão. Chamamos atenção dos companheiros que com estes números, acrescidos dos familiares, poderemos mudar o destino do País. Companheiros portadores de deficiência: vamos à luta, pois temos força.

Um comentário:

  1. Companheiro Louro Assis parabéns pelo belo texto é bastante explicativo. Serve de incentivo para as pessoas fazerem exames preventivos de dois em dois anos para saber se elas tem algum problema de visão. Com relação a acessibilidade o desrespeito é muito grande,como voce falou os poderes públicos na hora de fazerem as obras esquecem que existem pessoas com algum tipo de deficiêcia e fazem a obra assim mesmo sem elevador,com um poste no meio da calçada dificultando o acesso de quem é deficiênte visual,com rampas de acesso para cadeirante totalmente desniveladas e assim é nosso Brasil!!!!Valeu Companheiro Louro Assis fica com Deus...

    ResponderExcluir