terça-feira, 5 de julho de 2011

Cinema tem de indenizar cadeirante.

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou um cinema de Porto Alegre a pagar R$ 6 mil de indenização para um cadeirante que não pôde assistir a filme porque o local não tinha acessibilidade. O caso ocorreu em 03/2010. O cadeirante e sua companheira decidiram assistir ao filme Ilha do Medo, mas na sala não havia acesso para cadeirantes. Eles, então, acionaram a Justiça.
FONTE: Jornal A Tarde do dia 05 de julho de 2011.

Neste caso acima, a Justiça gaúcha fundamentou-se na lei federal 10098, de dezembro de 2000, válida em todo território nacional, inclusive em Simões Filho. A propósito, a Câmara de Vereadores de nossa cidade, baseada na lei citada, desenvolveu um projeto que foi transformado em lei municipal, que infelizmente até agora do papel não saiu. Fui informado pelo vereador João Contador, que foi o mentor da lei, que as obras de adaptação seriam iniciadas no mês de fevereiro passado, mas como já estamos no mês de julho, continuaremos esperando acontecer.

Mudando de assunto ...

Cristalização do mel

O mel puro cristaliza-se com maior ou menor facilidade, dependendo do seu grau de umidade. O mel, nestas condições, pode ser guardado por muitos anos. Nas pirâmides do Egito e nas escavações da Pompéia foram encontrados jarros contendo mel cristalizado e absolutamente puro.

1 kg de mel equivale a:

50 ovos;
40 laranjas;
20 bananas;
9 kg de cenoura;
5,4 kg de maçã;
4 kg de ameixa;
20 kg de uva;
2 kg de carne bovina;
1,4 kg de carne suína.

A cera é usada pelas abelhas para a construção dos favos da colméia. O homem a utiliza para a produção de velas, impermeabilizantes e na indústria cosmética.

Listam-se:

Velas, bonecas e lápis de cera;
Produtos impermeabilizantes;
Cosméticos, batons e máscaras faciais;
Indústria de jóias;
Moldes dentários;
Ingredientes de supositórios;
Emplastos, graxas e verniz;
Mistura com querosene para piso;
Lustração de móveis e veículos;
Componentes eletrônicos;
Indústria noveleira.

Colaboração: Comercial Dengomel Ltda. – Castro Alves/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário