segunda-feira, 25 de julho de 2011

Debate importante sobre as perspectivas do trabalho.

Olá a todos!!!

Na última quarta-feira, 20 de julho, fiz-me presente a um importante debate acontecido em nossa cidade, especificamente no SESI. Tratou-se da I Conferência do Emprego e Trabalho Decente, ação da Secretaria Estadual do Trabalho Emprego e Renda - SETRE - e patrocinada em nosso município pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDEC.

Importante debate mesmo!!! Pena que não tinha o público e a representação adequada e conveniente a tão relevante questão. Muitos porque não souberam (e por que não souberam?). Outros porque não queriam saber...

Na pauta diversa, várias questões sobre a temática do trabalho. Os principais pontos: qualificação de mão-de-obra e formação profissional; emprego doméstico; erradicação do trabalho infantil; saúde no trabalho.

O resultado disso foi o encaminhamento de propostas e a definição de uma delegação da cidade constando de representantes titulares e suplentes de membros do poder público, dos trabalhadores e da sociedade civil. Lamentar a ausência de representantes dos empresários e demais empregadores na conferência, razão a qual, infelizmente, não terão representação na etapa estadual da mesma.

Penso que contribui com minha participação, debatendo, expondo idéias e ouvindo outras opiniões acerca de caminhos para a geração de emprego em nossa cidade. Com satisfação estarei participando como membro suplente dentro do segmento dos trabalhadores, obviamente com o olhar de um trabalhador da educação sobre o tema.

Registro a dedicação e boa intenção do meu amigo, o Secretário Aderbal Menezes da SEDEC pela iniciativa e propositividade. Todavia faço um registro na forma de uma crítica construtiva: melhor divulgação e maior participação de atores envolvidos no universo em questão seria bem interessante.

Mas, trata-se de um começo e o percurso, acredito, não deve ser fechado ao diálogo e ao debate.

Texto extraído do Blog do Professor Cristiano Luís.
http://cristianoprofhistoria.blogspot.com/

Caro amigo simõesfilhense.

Analisando o texto acima, não fiquei surpreso com algumas ponderações feitas pelo escriba, pois em Simões filho as coisas sempre aconteceram e continuam acontecendo assim, ou seja, com pouca divulgação, falta de interesse da própria comunidade... entre outros comportamentos.

Um dos pontos que me chamou atenção foi à falta de participação dos representantes dos empresários na delegação que representará a cidade em debates mais amplos. No meu entendimento, principalmente os empresários do nosso comércio. Mas porque os nossos comerciantes não participarão dessa delegação? Logo o nosso comércio que é tão carente de mão de obra qualificada para o atendimento dos seus clientes, que é a razão da sobrevivência deles (os comerciantes) e do crescimento do nosso município! Ou será que os nossos comerciantes naquele momento não se consideraram como empresários? É a pergunta que fica.

Recentemente, conversando com o presidente da Associação Comercial, o senhor Evandro Guedes, através dos microfones da rádio Simões Filho FM 87.9, o mesmo concordou com nosso ponto de vista, de que os nossos comerciários e comerciantes precisam realmente de treinamentos específicos, inclusive, ainda naquela oportunidade, o seu Evandro me informou que estava trazendo para Simões Filho, através do SENAC, vários cursos para aperfeiçoamento do atendimento ao cliente e, num momento desses, que o governo do estado, através da secretaria do trabalho, abre uma perspectiva de debate para melhoria da mão-de-obra no nosso município, visando diminuir o índice de desemprego, nós notamos que, mais uma vez afirmo, a falta de interesse daqueles que seriam os mais interessados.

É preciso que nós simõesfilhenses tenhamos o entendimento de que a nossa cidade necessita acompanhar o desenvolvimento do país, e isto só acontecerá com todos participando, sem deixar escapar nenhuma das oportunidades que surjam ou que venham a surgir.

Até a próxima!
Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário