quarta-feira, 8 de junho de 2011

Educação nos debates da câmara.

Olá a todos!!!

Na sessão de hoje a noite (dia 07 de junho) realizada na Câmara de Vereadores de Simões Filho prolongou-se um importante debate sobre a educação municipal. Digo prolongou-se pois o mote desta discussão é uma proposição já antes debatida.

Em sessões anteriores discutiu-se e debateu-se sobre as possibilidades e probabilidades da inserção em nosso município de unidades ou núcleos da UFBA e da UNEB em nossa cidade. Arvoro-me em dizer que nenhum munícipe, e entre estes todos, obviamente, os nossos representantes do nosso parlamento, é contra a inserção de unidades públicas de nível superior em nossa querida cidade. Claro que não.

Em vista a isso percebi que todas as opiniões proferidas, discutidas e criticadas (aliás, exercitando a velha e boa democracia) denotam a preocupação teórica dos vereadores com a qualidade do ensino aqui em Simões Filho.

Agregado a inserção de universidades em nossa cidade deve vir no “pacote” também uma política firme de a médio e a longo prazo a recuperação da qualidade da educação básica na cidade, em todos os níveis. O bom que na plenária assistindo aos debates acalorados entre os nossos edis – principalmente Joel, Eri, Everton e Jailson – estavam alguns estudantes que começam a despertar para a importância da efetiva participação cidadã. Uma pergunta: será que o teor do debate e sua temperatura em muito vista hoje não foi em grande monta influenciado pela presença destes estudantes? Eu, modestamente, penso que contribuiu um “pouquinho”...

Fiquei também feliz com o posicionamento positivo do meu amigo, o vereador Everton Paim, que colocou como primordial na recuperação da qualidade da educação municipal a valorização do trabalho docente, tendo este professor garantidos o seu tempo em sala de aula e o mesmo tempo em quantidade de horas como qualificação e formação profissional. Mais precisamente o vereador citou a divisão das 40 horas do professor nestas duas etapas. Anseio histórico de nossa classe. Positivo mesmo vereador!!!

Encerro dizendo que são estes bons debates, geradores de positivos embates, que estão aos poucos modificando a cara de nossa honrada casa parlamentar. Fico feliz porque as coisas estão melhorando. Pelo menos na teoria, ainda. A prática, espero, deve estar próxima.

Retirado do blog do Professor Cristiano Assis.
http://cristianoprofhistoria.blogspot.com/2011_06_01_archive.html

Um comentário:

  1. Acredito que os nossos blogs, os sites da cidade, em especial o Falasimõesfilho.com.br estão influenciando nesse debate!
    Viva a liberdade de expressão!!!

    ResponderExcluir