quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Informativo Socioeducativo

Este informativo tem o objetivo de dá uma contribuição para que a sociedade entenda melhor a causa da cegueira. No Brasil, a falta de dados estatísticos e epidemiológicos confiáveis dificulta a avaliação real da extensão dos problemas visuais da nossa população.

Infelizmente, a nossa sociedade ainda não está preparada, por isso relacionamos abaixo algumas maneiras de como lidar com pessoas portadoras de deficiência visual:

CEGUEIRA NÃO É O FIM DO MUNDO
Procure não encarar a cegueira como desgraça. Não sinta pena do deficiente visual; a educação especial e a reabilitação permitem superar muitas dificuldades.

CEGUEIRA NÃO PEGA
A cegueira é uma deficiência sensorial, não é uma doença. Você já viu alguém “pegar” cegueira?

CEGOS NÃO SÃO SURDOS
Se a pessoa com deficiência visual estiver acompanhada, não se limita falar apenas com seu companheiro, para se comunicar com ela. Dirija-se a ela, identifique-se e faça um contato físico: toque ligeiramente seu braço ou seu ombro, mostrando que está se dirigindo a ela. Também não é caso de falar aos berros. O fato de ela não retribuir seu olhar não significa que não possa manter uma conversação normal.

OS CEGOS NÃO SÃO PUROS
Os portadores de deficiência visual não são criaturas puras, sem interesse pelas coisas deste mundo. Eles se interessam por tudo que interessa a você, desfrutando das coisas a seu modo.

O FAMOSO “SEXTO SENTIDO”
Não pense que os cegos têm um sexto sentido ou alguma outra compensação pela perda da visão. Eles apenas desenvolvem recursos como todos nós. Você, com o mesmo treinamento, será tão “extraordinário” quanto eles.

NÃO FALE COM AS MÃOS
Não gesticule nem aponte, pois isso não significa nada para os cegos. Diga “o cinzeiro está na sua frente”, “a cadeira está atrás de você”. Ao indicar direções, tome com referência à posição dele, e não a sua.

ADIVINHE QUEM SOU EU
O cego não precisa adivinhar quem estar falando com ele; sua memória auditiva é boa, mas é impossível se lembrar de todas as vozes. Você também não se lembra de todos os rostos a quem foi apresentado.

CONFIANÇA
Nunca minta para um cego. Ele não pode conviver com quem não confia.

Pense Assim: Mesmo que tropece em algum obstáculo no caminho, não desistirei da caminhada, pois tenho o propósito de atingir um objetivo. Com a minha determinação e a permissão de Deus chegarei lá.

Lourival Assis.
*Digitado por Marta Lopes.

Um comentário:

  1. Senhor Louro Assis, às vezes ouço seus comentários no programa do Bom dia Simões Filho, e hoje resolvi dar uma olhadinha no seu blog, e encontrei matérias importantes como: Informativo Socioeducativo, suas informações são de grande valia para sociedade. Parabéns, pela sua iniciativa, o seu exemplo serve de estimulo para muitos.
    Sebastina Vilas Boas

    ResponderExcluir