segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Corruptos e corruptores. É preciso combatê-los.

No dia 9 do mês em curso comemorou-se o dia internacional contra a corrupção, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em que o Brasil é signatário com mais 111 países.

Naquele dia, aconteceram várias ações com o objetivo de combater a corrupção nestes países.

No Brasil a Corregedoria Geral da União (CGU) promoveu vários eventos, inclusive em nossa capital, onde o foco principal foi o fortalecimento dos mecanismos inibidores deste ato nefasto, de ação corrupta.

Infelizmente a corrupção no nosso País é uma prática nefasta que está enraizada em vários seguimentos da nossa sociedade. Sabemos, no entanto que não existem corruptos sem corruptores. Sendo assim, é preciso que as baterias de combate sejam dirigidas para ambos.

Na nossa sociedade aprendeu-se uma cultura de só debitar atos de corrupção a políticos detentores de mandatos, mas sabemos que em outros seguimentos também existe essa prática delituosa.

Exemplificamos alguns fatos que às vezes passam despercebidos por algumas pessoas ou outras fingem que tal ato é insignificante. Se não vejamos: o cidadão vai a feira comprar laranjas, coloca 3 dúzias na sua sacola, e paga 2 ao vendedor. Isso não é um ato nefasto? Claro que sim. O cartola do time de futebol corrompe o time adversário pagando propina para que o seu se dê bem. Isto também não é uma maracutaia? Claro que é. O passageiro do ônibus dá R$ 5 ao cobrador para pagar sua passagem, depois bate pé firme dizendo que deu R$ 10. Como o cobrador não tem certeza, e para evitar confusão, lhe dá o troco e no primeiro bar da esquina ele toma uma cerveja e diz: esta está sendo paga pelo otário do cobrador. Portanto, enquanto tivermos na nossa sociedade pessoas com esses comportamentos se dizendo honestas, como iremos combater delitos maiores?

É preciso que sejam punidos todos os praticantes destas ações ilícitas para que tenhamos um país com pessoas mais honestas.

Até a próxima.
Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário