quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Que venham as mulheres.

Na última eleição de 31 de outubro, o eleitorado brasileiro interrompeu uma tradição de só eleger presidentes do sexo masculino, elegendo para presidência da república uma mulher: a senhora Dilma Rousseff, sendo que há 76 anos as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas. Esse é um marco político histórico, pois a luta das mulheres pelos seus direitos políticos vem de há muito. Só para se ter idéia, darei dois exemplos constitucionais:
“Diz a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891: Art 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei.
A constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que: Art. 180. São eleitores os brasileiros, de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei”.

Como pode ser observado, só a partir de 1934 as mulheres conseguiram os mesmos direitos dos homens no que se refere à política brasileira, porém é necessário que as mesmas continuem avançando mais nesse campo.

Hoje na legislação partidária, os partidos políticos são obrigados a conceder 30% das candidaturas para as mulheres, o que consideramos ainda bastante discriminatórios.

Na próxima eleição de 2012 para o legislativo municipal simõesfilhense, esperamos que viessem a ter um bom número de mulheres na câmara de vereadores para que haja uma melhor representatividade e mais equilíbrio nos debates.

Até a próxima.
Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário