segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os trilhos e o progresso.

POLÍTICA COM VATAPÁ: O progresso
Conta Alexandre Brust, o gaúcho que preside o PDT baiano, que em 1918, Borges de Medeiros governava o Rio Grande do Sul quando decidiu tocar em frente o seu grande projeto: implantar estradas de ferro em várias regiões do interior gaúcho.
O coronel Valzomiro Dutra, intendente de Palmeiras das Missões, amigo pessoal e compadre de Medeiros, soube da notícia, aflito, procurou o governador:
- Governador, o senhor não pode fazer isso com seu compadre.
- Qual a razão da preocupação, coronel?
- A estrada de ferro.
- Mas, compadre, essa é a obra mais importante do meu governo. Levaremos o progresso para o se município.
- É por isso mesmo, governador. Esse tal de progresso vai acabar comigo.
A estrada de ferro parou 50 quilômetros antes de Palmeiras das Missões.
*Extraído do Jornal A Tarde do dia 06 de novembro de 2010.

“O Ibama autorizou nesta sexta-feira (5 de novembro) o início das obras do contorno ferroviário que ligará o Polo Petroquímico de Camaçari ao Porto de Aratu. Com a construção, a linha férrea que corta as ruas do centro do município será desativada. De acordo com o órgão, a medida trará mais segurança aos moradores, uma vez que retira os trens de carga do centro da cidade. A licença de instalação concedida pelo Ibama contempla os 20 quilômetros de extensão do chamado contorno ferroviário. Com a liberação, o início das obras, que estão orçadas em cerca de R$ 100 milhões, agora depende apenas da emissão da ordem de serviço pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT).”
*Informações da Tribuna.

É bom lembrar que este contorno ferroviário para chegar ao Porto de Aratu passará pela localidade de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, pois o mesmo será paralelo ao canal de tráfego rodoviário que tem trajeto semelhante.

Sabemos que um vereador da nossa cidade é contra aquela obra, e aqui não vamos entrar no mérito da questão das razões que leva o nobre edil a esse posicionamento, mas segundo esta nota da tribuna, a obra é fato consumado. Como o governador da Bahia não é o Borges de Medeiros e nem o edil é o coronel Valzomiro Dutra, acreditamos que os trilhos chegarão ao destino.

Até a próxima.
*Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário