terça-feira, 12 de outubro de 2010

ELEIÇÕES: Quem é o dono do voto ?

As eleições de três de outubro aconteceram tranquilamente, porém os resultados deixaram lições que nos remete a algumas reflexões. Os eleitores (povo), que são os verdadeiros detentores do poder, resolveram empurrar a decisão da eleição presidencial para o segundo turno, o que é muito importante, pois amplia o debate e contribui para o aperfeiçoamento da democracia.

Os votos dados a senadora Marina Silva ascendeu um sinal de alerta, e indica também que o eleitorado está amadurecendo. Esta questão de que lado Marina irá pender, é muito subjetiva, pois quem decidirá em quem irá votar serão os eleitores. Não podemos deixar de falar sobre os resultados eleitorais em Simões Filho, muito embora eu não tenha nenhuma pretensão de ser analista por reconhecer a minha pequenez em conhecimento político, alguns fatos precisam ser citados. O Partido dos Trabalhadores sempre obteve votações expressivas em nossa cidade, desde a época em que Lula perdia eleições, e isto já faz muito tempo. Deste modo, a grande votação obtida nas últimas eleições pelo governador Jaques Wagner e a candidata a presidência Dilma Rousseff deverá ser creditada a quem? Obviamente a vontade do eleitorado simõesfilhense.

Em Simões Filho também foram digitados nas urnas eletrônicas 13740 votos em favor da candidata Marina Silva, do Partido Verde. Pergunto: o Partido Verde é bem estruturado em nossa cidade? Quem são suas principais lideranças? Podemos afirmar sem medo de errar que esses votos foram de opinião exclusiva dos eleitores simõesfilhenses.

Nas eleições proporcionais é preciso observar alguns números, senão vejamos: o candidato a deputado federal José Carlos Araújo obteve 5700 votos, Daniel Almeida 5500, Nelson Pelegrino 3500 e o quarto mais votado para federal foi Eze, que obteve 3200 votos. Alguém perguntaria: Eze? De onde vieram esses votos? Pois é, aí está a minha chamada a reflexão. Será que me fiz entender?

O segundo turno para a eleição presidencial está em debate e vamos ver o que acontecerá em 31 de outubro, pois continuo dizendo “o poder emana do povo, e por ele será exercido”.

Até breve.
*Digitado por Kleyton Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário