segunda-feira, 25 de outubro de 2010

É preciso saber.

“Campinas/SP foi considerada uma das cidades modelo de inclusão entre as cidades brasileiras. As demais escolhidas foram Fortaleza, Goiânia, Joinvile, Rio de Janeiro e Uberlândia. A escolha foi feita para o projeto CIDADE ACESSÍVEL A DIREITOS HUMANOS da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, que inclui uma campanha para divulgar e incentivar ações que facilitem o acesso dos 24 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Em contrapartida, as cidades escolhidas vão receber facilidade para que tenham recursos para novos projetos. Os prefeitos das 6 cidades tiveram que assumir termos de compromisso, comprometendo-se a trabalharem para atingir 100% de acessibilidade. Entre as iniciativas que levaram a escolha de Campinas estão o elevador adaptado no Passo Municipal, a construção de 2 mil rampas de acesso, a construção de 18 novas estações de transferências para usuários do transporte público, e a criação de novos programas, como o programa de acessibilidade inclusiva, que disponibiliza transporte exclusivo para deficientes. Esse sistema já beneficia 1200 usuários, com 280 veículos adaptados. A secretária municipal da cidadania reconhece, porém, que ainda há problemas, o principal dos quais é a adaptação dos prédios antigos.”
*FONTE: Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A iniciativa das cidades citadas acima vem cumprir o que determina a lei federal n° 10098 de dezembro de 2000, conhecida como a lei da acessibilidade. Temos conhecimento que no estado da Bahia a cidade que mais tem se preocupado com esta situação é Jequié, inclusive, recentemente em um encontro em Lauro de Freitas, a primeira dama daquela cidade expôs os trabalhos ali realizados referente ao exposto.

Em uma entrevista recente, dada a Simões Filho FM pelo Sr. prefeito Dr. Eduardo Alencar, o mesmo informou que a prefeitura está desenvolvendo um projeto de acessibilidade e mobilidade que irá contemplar a todos os seguimentos, inclusive pessoas idosas e portadoras de deficiência.

Acreditamos nas palavras do Sr. Prefeito e esperamos que após a execução desse projeto nossa cidade sirva de modelo para as demais da região metropolitana.

Até a próxima.
*Digitado por Kleyton do Amor Divino Assis.

Um comentário:

  1. Boa noite,sr Louro,tudo bem?Com tantos projetos
    que são feitos em simoes filho,espero que esse não seja mais um a ficar no papel.Fiquei contente em saber que irão ser construidas casas para pessoas com deficiencias.Mas eu pergunto:quando será?Um abraço e tudo de bom para o senhor e sua família.(27/10/2010)
    elsapereira@bol.com.br.

    ResponderExcluir