terça-feira, 14 de setembro de 2010

Se mexer nas pedras a casa cai.

Com a colonização do nosso país, os colonizadores e ditos “descobridores” com o objetivo de manter a “governabilidade”, construíram modelos sociais nefastos, entre estes a escravidão, que durou mais de 300 anos. Atrelada a ela está o coronelismo, que infelizmente aqui e ali ainda encontramos alguns “coronéis” pelo Brasil a fora.

No bojo destas ações, foram criadas expressões mandonistas e ditatoriais conforme a exemplificada: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Apesar da dureza das palavras, podemos tirar algum proveito, pois os “obedientes” são maioria, e assim sendo, se forem organizados terão um “poder de fogo” potente que fará os mandões tremerem. Se não vejamos: Quando vamos construir uma casa, não começamos pelo telhado; primeiro providenciamos as pedras para o alicerce, depois levantamos as paredes e, em seguida é que o telhado é colocado; após a construção pronta, se mexermos nas pedras ela vem abaixo; como podemos observar, as pedras estão num plano inferior, porém são responsáveis pela sustentação da construção; portanto, elas são as “obedientes” que, muito embora estejam numa posição de submissão toda a construção depende delas.

Neste momento de eleições, por que não pensarmos que fazemos parte da maioria “obediente”, e que tudo depende de nós? É preciso refletirmos bastante sobre os exemplos aqui citados.

Até breve.
*Digitado por Kleyton Assis.

Um comentário:

  1. Querido Lourival
    Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, mesmo assim, ainda gosta de você.

    Kim Hubbard

    Luiza ADESF

    ResponderExcluir