terça-feira, 19 de outubro de 2010

Podemos fazer a "terra tremer"?

Em 7 de novembro de 1961, o distrito Água Comprida, pertencente a Salvador, adquiriu nova identidade, passando a chamar-se a partir daquela data de cidade de Simões Filho. Em 1975, portanto, com apenas 14 anos, foi violentada por uma decisão ditatorial do Regime Militar, perdendo a sua autonomia política, passando a ser denominada área de segurança nacional.

Em 1985, após muita luta e com o fim do regime militar, retoma a sua autonomia e, muito embora tenha sido retomado o processo democrático, nos últimos 25 anos, infelizmente, temos presenciado posições políticas exercitadas por pessoas ditas lideranças ou “cabeças pensantes” que nos remetem aos idos de Água Comprida.

O radialista Jairo Mascarenhas, em seu programa diário, na emissora Simões Filho FM87.9, está sempre defendendo a necessidade de termos um representante na Assembléia Legislativa saído das hostes políticas simõesfilhense, e modestamente faço coro com ele por entender que se as outras cidades da região metropolitana têm o seu representante, o que falta para termos o nosso ou os nossos?

Na última eleição de 3 de outubro, o que vimos foi o decréscimo das nossas forças. Se não, vejamos: nas eleições de 2006, tivemos três candidatos que somados os votos obtiveram 24 mil; nesta última eleição, com seis candidatos, a votação foi de apenas 15 mil votos, segundo o vereador Eri Costa. Será que é difícil entender esta situação? Acredito que não, só é preciso que as forças políticas passem a pensar em um projeto político para a Cidade, abandonem as vaidades, e deixem de olhar só para seus próprios umbigos, e lembrem-se que somos 120 mil habitantes, mais de 73 mil eleitores e que Água Comprida está distante 49 anos.

É preciso entender também que existem seguimentos da política local que não têm nenhum interesse em que tenhamos elegido um deputado da cidade, pois suas lideranças serão fragilizadas. Imaginem elegermos um deputado estadual de Simões Filho com uma votação de 30 ou 40 mil votos depositados nas urnas da nossa zona eleitoral?
A “terra irá tremer” sob os pés daqueles que não desejam isto.

Portanto, caras lideranças simõesfilhenses, caso os senhores estejam pensando no melhor para a cidade, juntem-se para o bem de todos e dias melhores para o futuro.

Até breve.
*Digitado por Kleyton do Amor Divino Assis.

2 comentários:

  1. Correto Louro: a quem interessa a manutenção do "status quo Aqcua compridenses"??? Pensemos... particularmente não vejo como uma "solução redentora" (como as vezes é propagado...) a ideia de um parlamentar "puro sangue simõesfilhense". O que garantiria a qualidade e a vinculação deste com a cidade seria seu comprovante de residência? Obviamente, a proximidade deste(s) com suas bases e destas com seu(s)representante(s) seria benéfico e salutar. Porém, sem a participação e a concientização popular tudo isso é secundário. Agora, se para remexer no marasmo político simõesfilhense, que a meu ver ultrapassou o ranço água-compridense no início do década de 90 do século passado, mas que precisa de mais alternativas no "pacote", seja necessário deputados da "terra", que seja. Não estamos mais em 1961, isto é fato. Mas, Simões Filho, para mim, precisa entrar urgente no século XXI.

    ResponderExcluir
  2. Oi,sr louro,tudo em paz?Apesar de ter minhas próprias opiniões sobre política,concordo com suas apreciações.Nossa cidade vive em abandono,haja vista os bairros mais afastados do centro(por ex. engenho novo,recanto do sol,vida nova,etc........
    Todos os dias acesso o seu site e sempre aprendo um pouco mais.Gosto muito de política,
    de reinvindicar sobre tudo que acho errado,
    eu,o senhor e tantas outras pessoas que querem ver o melhor para nossa cidade temos em comum,
    que é cobrar melhorias para nossos bairros.
    Tenho em Jairo grande estima por colocar no ar
    todas as reinvindicações que faço e ao senhor
    por sua visão dos fatos de maneira tão esclarecedora.É uma pena que nossa voz nem sempre seja ouvida a quem direcionamos nossa opinião.Um abraço ao senhor e sua família.
    (elsapereira@bol.com.br)(elsaveiga2010@hotmail.com)21/10/2010.

    ResponderExcluir