segunda-feira, 26 de julho de 2010

As indagações do professor.

“Vamos começar a conversa por dois placares recentes: Holanda 2 x Brasil 1; Ensino Médio Brasileiro 3,6 x Educação de Qualidade 0. Agora responda: Qual dos dois placares causou forte consternação no País, com brasileiros arrancando os cabelos e ameaçando afogar-se no dique? O da copa ou o do Ideb?”
*Trecho extraído do artigo do educador e poeta Jorge Portugal, intitulado de “Educação e cabeças de bola” do Jornal A Tarde, dia 20/7/2010.

As indagações do professor Portugal no texto do jornal A Tarde nos levam a reflexões diversas; no entanto, vou apenas exemplificar um episódio recente que coaduna com as indagações do professor. No mês de março do corrente ano, encerrou-se o Reality Show da Rede Globo de televisão, o BBB 10. Naquela oportunidade, a emissora informou que durante as exibições do programa foram recebidos 160 milhões de acessos de telespectadores para votar nos candidatos que disputavam o prêmio final.

Quando observamos a preocupação do professor Portugal no que diz respeito ao interesse do nosso povo por questões que não contribuem para o desenvolvimento do nosso País, chegamos à conclusão que os nossos políticos “deitam e rolam” por saberem que os eleitores pouco estão se importando com as atitudes dos mesmos.

Vamos fazer um exercício de imaginação: Já pensou se aqueles 160 milhões de acessos para o BBB e aqueles que “enlouqueceram” porque a seleção brasileira não trouxe o caneco, se interessassem assim também com os debates políticos? Obviamente que o comportamento dos nossos governantes seria com certeza outro.

Vamos aproveitar este momento de campanha política para refletirmos bastante, pois as transformações que precisamos no País estão em nossas mãos.

Até breve.
*Digitado por Kleyton Assis.

Um comentário:

  1. É Louro, grande argumento seu e do Jorge Portugal. Precisamos de cidadania, muita cidadania... Porém, devemos atentar para uma ação sórdida do poder conservador e reacionário. Coisa que a "grande" mídia brasileira, invariavelmente propriedade e/ou associada ao grande capitalismo selvagem brasileiro perpetra: a desmoralização maciça da política, com a finalidade de desacreditá-la perante a população. Intenção: fazer cada vez mais a população ter asco e descrédito aos políticos. Temos sim, que ser críticos e vigilantes!!!

    ResponderExcluir