quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Eu, Lourival Assis, residente nesta querida cidade de Simões Filho há 39 anos, a rua Rio São Francisco, 81, tenho dito e continuo afirmando que o meu posicionamento político na cidade é de independência não estando atrelado em nenhum grupo político da situação ou da oposição, para que eu tenha a liberdade de elogiar ou criticar este ou aquele grupo, quando assim eu entender necessário. Outrossim, quero afirmar que as minhas observações e/ou pontos de vista não significa que estou querendo ser o dono da verdade, pois entendo que o único dono da verdade é Aquele que criou este planeta onde vivemos.

Infelizmente, em nossa cidade existem políticos de mandato que proferem discursos sem antes consultar sua agremiação partidária e logo depois é obrigado a engolir o discurso anterior e mudar sua postura obedecendo a diretrizes superiores.

O site de notícias BAHIA NOTÍCIAS nesta quinta feira, dia 18, postou a matéria abaixo:

"CAMAÇARI: OBRA IRÁ TORNAR PÓLO MAIS COMPETITIVO
A ordem de serviço para a construção do anel ferroviário de Camaçari será assinada na próxima segunda-feira (22), em evento a ser realizado no próprio município, com a presença do ministro dos Transportes Paulo César Passos, do governador Jaques Wagner e do prefeito Luiz Caetano. A obra deve melhorar o sistema operacional do transporte ferroviário entre o Pólo Industrial de Camaçari e o Porto de Aratu. De acordo com Mauro Pereira, superintendente Geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), a parceria da prefeitura municipal com os governos estadual e federal foi determinante para tornar o projeto possível. “Hoje, vemos esse projeto se transformar em realidade graças ao esforço e o trabalho realizado pelo prefeito Luiz Caetano, ao qual agradecemos e parabenizamos por ter transformado o transporte ferroviário em uma grande oportunidade para o Pólo Industrial”, afirmou. Com a construção do anel ferroviário, que tem previsão de um ano e meio para ser entregue, o percurso passará de 52 km para 23 km, o que representa uma redução de 29 km no trajeto."

Será que depois da ordem de serviço assinada pelos caciques citados na matéria do BN, algum petista simõesfilhense ainda se posicionará contra a obra? Acredito que não, pois “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Até breve.
*Digitado por Kleyton Assis.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Transporte: que busquem a solução.

O sistema de transporte público municipal em nosso município é inusitado. Consegue causar transtornos a “gregos e troianos”, ou seja, órgão concedente (prefeitura), poder legislativo (vereadores) e aos usuários que são os maiores prejudicados. Como podemos observar um sistema de transporte que consegue desagradar todos os seguimentos envolvidos, obviamente que existe algo de errado.

Temos escutado nas entrevistas o Senhor prefeito Dr. Eduardo Alencar sempre dizer que tem conversado com os membros da “cooperativa” dando-lhes oportunidades de rever os seus conceitos e promover melhoria dos serviços prestados a população.

É preciso dizer também que através das transmissões das sessões da Câmara de Vereadores pela Simões Filho FM, escutamos sempre os senhores edis debaterem sempre sobre este assunto, porém tudo continua no mesmo, já ficando bastante desgastadas as discussões.

É necessário um entendimento amplo entre os poderes constituídos (executivo e legislativo), os prestadores de serviço e representantes dos usuários para que possamos chegar a uma solução definitiva, pois entendemos que o sistema denominado de cooperativa não funciona como tal, conforme exemplificamos: “O Cooperativismo é um sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, tendo como objetivo difundir os ideais em que se baseia, no intuito de atingir o pleno desenvolvimento econômico e social. É a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, visando alcançar os objetivos propostos na sua constituição estatutária.” [http://pt.wikipedia.org/wiki/Cooperativismo]

Ainda podemos citar pontos importantes da Lei 5764/71 que rege esse sistema, tais como:
• Ajuda mútua: é o acionar de um grupo para a solução de problemas comuns.
• Esforço próprio: é a motivação, a força de vontade dos membros com o fim de alcançar as metas previstas.
• Responsabilidade: Nível de desempenho no cumprimento das atividades para alcançar as metas, com um compromisso moral com os associados.
• Democracia: Tomada de decisões coletivas pelos associados no que se refere à gestão da cooperativa.
• Igualdade: Todos os associados têm iguais direitos e deveres.
• Equidade: Distribuição justa dos excedentes produzidos entre os membros da cooperativa. Isto quer dizer que as sobras são distribuídas de acordo com as operações de cada um.
• Solidariedade: Apoiar, cooperar na solução de problemas dos associados, da família e da comunidade. Também promove os valores éticos de honestidade, transparência, responsabilidade social e compromisso com os demais associados.

Diante do exposto, perguntamos: o modelo implantado no sistema de transporte preenche alguns desses requisitos? Acreditamos que não, mas acreditamos também que com boa vontade das partes envolvidas será encontrada a solução.

Até a próxima.
*Digitado por Kleyton Assis.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os trilhos e o progresso.

POLÍTICA COM VATAPÁ: O progresso
Conta Alexandre Brust, o gaúcho que preside o PDT baiano, que em 1918, Borges de Medeiros governava o Rio Grande do Sul quando decidiu tocar em frente o seu grande projeto: implantar estradas de ferro em várias regiões do interior gaúcho.
O coronel Valzomiro Dutra, intendente de Palmeiras das Missões, amigo pessoal e compadre de Medeiros, soube da notícia, aflito, procurou o governador:
- Governador, o senhor não pode fazer isso com seu compadre.
- Qual a razão da preocupação, coronel?
- A estrada de ferro.
- Mas, compadre, essa é a obra mais importante do meu governo. Levaremos o progresso para o se município.
- É por isso mesmo, governador. Esse tal de progresso vai acabar comigo.
A estrada de ferro parou 50 quilômetros antes de Palmeiras das Missões.
*Extraído do Jornal A Tarde do dia 06 de novembro de 2010.

“O Ibama autorizou nesta sexta-feira (5 de novembro) o início das obras do contorno ferroviário que ligará o Polo Petroquímico de Camaçari ao Porto de Aratu. Com a construção, a linha férrea que corta as ruas do centro do município será desativada. De acordo com o órgão, a medida trará mais segurança aos moradores, uma vez que retira os trens de carga do centro da cidade. A licença de instalação concedida pelo Ibama contempla os 20 quilômetros de extensão do chamado contorno ferroviário. Com a liberação, o início das obras, que estão orçadas em cerca de R$ 100 milhões, agora depende apenas da emissão da ordem de serviço pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT).”
*Informações da Tribuna.

É bom lembrar que este contorno ferroviário para chegar ao Porto de Aratu passará pela localidade de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, pois o mesmo será paralelo ao canal de tráfego rodoviário que tem trajeto semelhante.

Sabemos que um vereador da nossa cidade é contra aquela obra, e aqui não vamos entrar no mérito da questão das razões que leva o nobre edil a esse posicionamento, mas segundo esta nota da tribuna, a obra é fato consumado. Como o governador da Bahia não é o Borges de Medeiros e nem o edil é o coronel Valzomiro Dutra, acreditamos que os trilhos chegarão ao destino.

Até a próxima.
*Digitado por Kleyton Assis.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Avante Simões Filho.

Em 07 de novembro de 1961, o distrito Água Comprida, pertencente a Salvador, adquiriu nova identidade, passando a chamar-se a partir daquela data de cidade de Simões Filho, que neste domingo, dia 07, estará completando 49 anos de sua emancipação política.

A partir de 1967, com a implantação do Centro Industrial de Aratu, a cidade obtém um crescimento vertiginoso, porém, desordenado, por conta da migração de operários vindos de diversas cidades da Bahia e do Brasil para trabalhar no pólo industrial em desenvolvimento.

Em 1975, sofre uma agressão política perdendo a sua autonomia, passando a ser considerada área de segurança nacional, tendo o seu prefeito sido nomeado pelo regime militar durante dez anos. Naquela época, começa a ser implantado também o Pólo Petroquímico de Camaçari, que começa a sua operação a partir de 1978, fazendo com que a cidade continuasse crescendo em paralelo com a explosão demográfica sem planejamento, criando vários transtornos.

A partir de 1985, após várias lutas, a sua autonomia política é retomada, e começa aí um novo ciclo democrático sendo reiniciadas eleições para prefeito, e a cidade tomando um novo rumo administrativo. Hoje, com aproximadamente 120 mil habitantes, e com a disposição de continuar crescendo enfrenta os gargalos advindos da falta de planejamento anterior, o que precisa urgentemente de soluções imediatas.

As últimas eleições de 03 e 31 de outubro desenham um novo mapa político para o Brasil, estando à cidade de Simões Filho inserida neste contexto. Esperamos que o senhor prefeito com a sua capacidade de articulação política consiga colher os frutos deste renovado momento para o bem estar de todos os munícipes.

Salve 07 de novembro de 2010. Avante Simões Filho.
*Digitado por Kleyton do Amor Divino Assis.